Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Voto de louvor aos trabalhadores do sector social e solidário
25-01-2021

Debatido e votado em 26/01/2021
Aprovado por unanimidade

A exigência absolutamente excecional que o País atravessa veio evidenciar a necessidade, a utilidade e a importância do Setor Social e Solidário, que carece do reconhecimento merecido.

Na verdade, este setor evidencia a extrema relevância para a concretização do estado social, constituindo-se mesmo como suporte do setor da saúde, impedindo uma maior pressão nos Hospitais.

Neste setor vivem-se momentos de grande preocupação a vários níveis, como o burnout dos profissionais. Contudo, são estes trabalhadores o garante de que a população não fica desprovida de apoio, sobretudo os mais vulneráveis e mais isolados, laborando ininterruptamente com abnegação e sacrifício pessoal.

Num primeiro momento, quando a pandemia era desconhecida, foram estes trabalhadores que garantiram o apoio constante e permanente, 24 horas por dia, e deram a sua vida e o seu tempo, para o bem-estar das populações vulneráveis, como ainda hoje acontece.

É um setor que, no silêncio e na sombra, tem mostrado que o interesse coletivo, em certos momentos da vida comunitária, se sobrepõe ao interesse individual.

Deve-se acrescentar que estes trabalhadores, pouco reconhecidos socialmente, foram e são a salvaguarda e o suporte da evidência do estado social e o garante do Respeito pela Dignidade da Pessoa Humana.

O reconhecimento político deste setor e dos seus trabalhadores é urgente nas diversas áreas, quer da Saúde quer da Segurança Social.

Nesse sentido, os eleitos do CDS-PP propõem à Assembleia Municipal de Lisboa que, na sua sessão de 26 de janeiro de 2021, delibere:

1. Louvar publicamente os trabalhadores do setor social e solidário;
2. Enviar a todas as instituições locais a menção de cariz social este voto de louvor;
3. Enviar o presente voto à União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social Lisboa (UDIPSS-Lisboa), à Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS) e à Assembleia da República.

Lisboa, 24 de Janeiro de 2021

O Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura