Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Circulação automóvel na Av. Rainha D. Amélia e Av. Maria Helena Vieira da Silva
11-06-2021

Debatida e votada em 15 de Junho de 2021
Aprovada por unanimidade

A Av. Rainha Dona Amélia, uma das ruas mais frequentadas da freguesia do Lumiar, por quem acede via Calçada de Carriche e Telheiras - no sentido descendente, tem sido alvo de uma enorme aglomeração de trânsito. Trata-se de uma rua que conflui com a Alameda das Linhas Torres, no cruzamento, com sinais luminosos.

Passa-se que, a maior parte dos veículos automóveis que descem a Av. Rainha D. Amélia, dirigem-se à Av. Maria Helena Vieira da Silva e/ou em direcção ao Campo Grande, via Alameda das Linhas de Torres (virando à direita). Para estas duas direcções apenas existe uma faixa de rodagem. Já na direcção do Lumiar Centro (virando à esquerda), existem duas faixas de rodagem.

Aquando da demarcação de faixas nas ruas do Lumiar, estabeleceram que a Av. Maria Helena Vieira da Silva, no sentido ascendente, passasse a duas faixas de rodagem.

Assim, tendo em conta que durante os períodos de maior tráfego (8h-9h30 e 17h-18h30), é originada uma enorme fila de trânsito na Rua Rainha D. Amélia, pelo facto de só existir uma faixa de rodagem que prossiga para a Av. Mª Helena Vieira da Silva e tendo em conta a franca possibilidade de resolução, pois existe a possibilidade de colocar a faixa central da Av. Rainha Dona Amélia como uma faixa que siga em frente para a Av. Maria Helena Vieira da Silva, importa que a CML avalie a alteração a introduzir nesta intersecção.

Assim, vem o Grupo Municipal do CDS-PP propor à Assembleia Municipal que recomende à Câmara Municipal que:

Estuda a possibilidade de alteração na circulação de trânsito e de continuidade de marcha nas vias centrais (da Av. Rainha Dona Amélia) e que prosseguem directamente para a Av. Maria Helena Vieira da Silva.

Lisboa, 11 de Junho de 2021.

Pelo Grupo Municipal do CDS-PP
Diogo Moura