Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 055/01 - Saudação - 140º aniversário da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário
28-02-2023

Agendado: 55ª reunião, 7 de Fevereiro 2023
Debatido e votado: 58ª reunião, 28 de Fevereiro de 2023
Resultado da Votação: APROVADA por UNANIMIDADE

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário foi fundada em 13 de Fevereiro de 1883 por um grupo de operários tabaqueiros, com o objectivo de fazer face à manutenção do seu jornal - criado em 1879 como resposta à recusa de publicação de uma notícia sobre as condições de vida destes operários -, promover a instalação de escolas e lutar pela melhoria das condições dos trabalhadores.

A Voz do Operário tem mantido diversas actividades assistindo, além dos cerca de 5.000 sócios, também a população da zona da Área Metropolitana de Lisboa, oferecendo uma extensa actividade cultural e associativa, desde o desporto, ao cinema e à música, como a Gala de Fado, realização de debates e exposições, e a Marcha Infantil, criada em 1987.

Ao todo, mais de mil crianças e jovens frequentam os espaços educativos de A Voz do Operário, desde a creche ao 6º ano de escolaridade. Uma outra vertente desta instituição é a resposta a nível da acção social prestada a muitos utentes com reduzidos rendimentos, que nela encontram um primeiro apoio para a satisfação das suas necessidades básicas.

Em 2019, a instituição foi condecorada no dia 25 de Abril como membro honorário da Ordem da Liberdade, tendo o Presidente da República enaltecido que “ao lutar pela libertação dos operários primeiro, depois das classes trabalhadoras em geral e dos cidadãos portugueses, pela educação e pela cultura, lutou pela liberdade em Portugal”.

No ano transacto, por proposta da Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, foi também agraciada pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto com o galardão de Reconhecimento e Mérito “por tudo o que tem feito ao longo dos anos, inclusive durante o estado de emergência de 2020 e 2021 em que nunca parou as suas actividades, designadamente o fornecimento de alimentação e outros apoios aos mais desfavorecidos”.

Para celebrar tão relevante efeméride, foi este ano equacionado um vasto programa de comemorações que decorrerão ao longo de 2023, e que tiveram o seu início com uma sessão solene que teve lugar no passado sábado, dia 25 de Fevereiro.

Assim, considerando que a Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário comemora este ano o seu 140º Aniversário, repleta de uma história e um trabalho ímpares, cumprindo os desígnios dos seus fundadores.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Saudar o 140º aniversário da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário.
2 - Saudar o excelente e reconhecido trabalho de referência nas áreas social, cultural e educativo que A Voz do Operário tem desempenhado ao longo de décadas.
3 - Enviar a presente deliberação à Presidência da República, à Direcção da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário, à Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, à ACCL - Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 28 de Fevereiro de 2023
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20230228 Saudação 140º Aniversário da Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário383 Kb