Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 058/03 - Saudação - Às equipas feminina e masculina de atletismo do Sporting Clube de Portugal
13-02-2023

Agendado: 58ª reunião, 28 de Fevereiro 2023
Debatido e votado: 59ª reunião, 2 de Março de 2023
Resultado da Votação: APROVADA por UNANIMIDADE

As equipas feminina e masculina do Sporting Clube de Portugal conquistaram os respectivos Campeonatos Nacionais de Clubes em pista coberta que tiveram lugar, nos passados dias 11 e 12 de Fevereiro, no Expocentro de Pombal.

O emblema de Alvalade repetiu o feito de 2021, a última vez em que havia vencido a prova, simultaneamente, nos dois géneros. Para as Leoas, foi o 28º e 13º título consecutivo, enquanto os Leões venceram a competição pela 19ª vez.

Numa luta renhida com o Benfica (apenas a prova feminina de 3000 metros é que não foi ganha por um atleta do Benfica ou do Sporting), o Sporting venceu em masculinos apenas com meio ponto de diferença: 97 para o Sporting e 96,5 pontos para o Benfica. Na terceira posição classificou-se a Associação Desportiva e Cultural do Jardim da Serra, com 59,5 pontos. Do lado feminino, repetem-se os protagonistas e a ordem no pódio, com o Sporting a somar 93 pontos, o Benfica, 90,5 pontos e o Jardim da Serra, 60 pontos.

A equipa feminina do Sporting teve, como grandes destaques, a prova muito consistente de Patrícia Mamona no triplo salto, com três saltos acima dos 14 metros, e o grande domínio nos 4x400 metros. Nos homens, o Sporting superou-se, com Roman Kokoshko a vencer o lançamento do peso, batendo o seu recorde pessoal, e Nuno Pereira a fazer o mesmo nos 3000 metros.

Considerando que o Atletismo é, a par do Futebol, a modalidade que se pratica desde sempre no Sporting Clube de Portugal, sendo também aquela que mais contribuiu para que o Clube seja o segundo da Europa com mais títulos conquistados, só ultrapassado pelo Barcelona.
Considerando que entre centenas de títulos individuais e colectivos, esta é de longe a modalidade do Clube que mais glória internacional conquistou, com 20 títulos europeus pintados a verde e branco, entre os quais 17 no corta-mato e 3 na pista, conquistados por homens e mulheres que engrandecem a história do Sporting Clube de Portugal e do País.

Considerando que o Sporting forma os seus atletas na Academia de Atletismo, em funcionamento nas pistas do Jamor e do Lumiar.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:
1 - Saudar as equipas feminina e masculina do Sporting Clube de Portugal que conquistaram os respectivos Campeonatos Nacionais em pista coberta, que se realizaram nos passados dias 11 e 12 de Fevereiro de 2023.
2 - Estender, em particular, o louvor às equipas técnicas, treinadores, atletas e serviços de apoio da Academia de Atletismo do Sporting, também pela promoção das práticas inclusivas de desporto e das condições para uma maior profissionalização e reconhecimento do seu valor para os atletas e para Portugal.
Mais delibera ainda:
3 - Remeter a presente deliberação à Presidência da República, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, à Federação Portuguesa de Atletismo, à Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, à Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, ao Sporting Clube de Portugal e, por seu intermédio, à sua Academia de Atletismo, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 13 de Fevereiro de 2023
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20230213 Saudação Às equipas feminina e masculina de atletismo do Sporting Clube de Portugal153 Kb