Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 068/06 (PEV) – Voto de Pesar “Fernando Valdez – jornalista”
27-04-2023

Agendado: 68º Reunião - 42º Sessão, 9 de Maio de 2023
Debatido e votado: 68º Reunião - 42º Sessão, 9 de Maio de 2023
Resultado da votação: APROVADA por UNANIMIDADE

Faleceu no dia 27 de Abril, aos 73 anos, em Lisboa, o antigo jornalista da agência Lusa Fernando Monteiro Valdez, detentor da Carteira Profissional nº 458.

Nascido em 2 de Setembro de 1949, começou a carreira profissional em 1973 nas Publicações Nova Idade na área do turismo. Após curto período de desemprego (três meses) ingressou na Agência ANI, daí transitando para a ex-ANOP (Agência Noticiosa Portuguesa, que posteriormente deu origem à agência Lusa), dela tendo saído para a pré-reforma em Setembro de 2015.

Tendo frequentado acções de formação nas áreas do jornalismo geral, macroeconomia e telecomunicações, foi formador no CENJOR num curso para jornalistas de Cabo Verde, a quem leccionou macroeconomia e estatística aplicada à economia.

Durante o seu percurso, fez parte da Direcção Nacional do Sindicato dos Jornalistas desde o Biénio 1993/94 até ao Triénio 2010/2012, bem como membro do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas de 1996 a 2008 e tesoureiro na Direção de 2010/2012. Foi dirigente sindical na Lusa na década de ‘90 e um dos subscritores do primeiro Acordo de Empresa. Integrou várias equipas editoriais da agência, nomeadamente nas áreas de Economia, Nacional, País, África e Desporto.

Colaborou ao longo dos anos em diversas publicações, de que se destacam o semanário O Jornal, o Semanário Económico (desde a sua fundação), revistas económicas Classe e Exame, revistas semanais Sábado e Época, jornais diários Correio da Manhã, Diário de Notícias, Público (colaborações esporádicas), e revista Cadernos Empresariais.

Defensor do “papel fundamental e estratégico” da Lusa “no espaço de língua portuguesa e na difusão internacional da cultura portuguesa e lusófona”, recebeu dois prémios de jornalismo de seguros e o prémio de jornalismo económico atribuído pelo Instituto Nacional de Estatística. Foi ainda candidato da CDU à Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Manifestar a sua consternação e profundo pesar pelo falecimento do jornalista Fernando Valdez.
2 - Prestar as mais sentidas condolências, guardando um minuto de silêncio em sua memória.
3 - Remeter o presente voto de pesar à Presidência da República, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, à LUSA, ao Sindicato dos Jornalistas e, por seu intermédio, à família enlutada, à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 27 de Abril de 2023

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20230427 Voto de Pesar Fernando Valdez - jornalista451 Kb