Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Recomendação 069/04 (PEV) - Monumento ao Bombeiro
16-05-2023

Agendado: 73ª Reunião, 6 de Junho de 2023
Debatido e votado: 73ª Reunião, 6 de Junho de 2023
Resultado da votação: APROVADA por UNANIMIDADE

Os Bombeiros desenvolvem um trabalho exemplar em prol do país e das populações, arriscando a própria vida para salvarem pessoas e bens. Estes homens e mulheres assumem com coragem inúmeras tarefas humanitárias em prol dos cidadãos, desde o combate aos incêndios florestais e urbanos, o transporte de doentes, o socorro em acidentes, inundações e náufragos, emissão de pareceres técnicos em matérias de prevenção e segurança, e sensibilização em estabelecimentos de ensino, entre outras.

Há 31 anos, a 25 de Agosto de 1988, deflagrou o incêndio do Chiado que destruiu uma das mais emblemáticas áreas comerciais da cidade, como os Armazéns do Chiado e Grandella. Esta catástrofe ainda hoje está na memória de muitos lisboetas pelas consequências que teve, nomeadamente a morte de duas pessoas, entre elas o bombeiro Joaquim Catana Ramos, e 73 feridos, na sua maioria bombeiros, e por ter deixado inúmeras pessoas sem alojamento e sem trabalho.

Neste incêndio estiveram envolvidos cerca de 1680 bombeiros e todas as corporações de Bombeiros da área metropolitana de Lisboa.

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes propôs, em 2013, a instituição do Dia Municipal do Bombeiro, que é hoje uma realidade e uma justa e merecida homenagem, assinalando-se a 25 de Agosto, em memória da catástrofe do incêndio do Chiado.

Neste contexto, importa destacar que o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa - RSB – que ao longo dos tempos teve diversas designações, é a maior e mais antiga corporação de bombeiros do país, que nos merece a maior consideração. É ainda de salientar o trabalho dos Bombeiros Voluntários, que prestam igualmente um trabalho fundamental, que merece ser devidamente reconhecido.

Por todas estas razões, e dando prossecução à valorização que os Bombeiros da cidade de Lisboa nos merecem, Os Verdes propuseram, através de uma recomendação aprovada por unanimidade em Setembro de 2019, que a Câmara Municipal de Lisboa erigisse um Monumento ao Bombeiro, num local emblemático, porventura no Chiado, como forma de reconhecimento público da coragem, dedicação e empenho com que estes homens e mulheres se dedicam à sua nobre missão.

Passado um ano sobre a aprovação dessa proposta, em Agosto de 2020, Os Verdes voltam a insistir através de requerimento, questionando a autarquia sobre o ponto de situação do Monumento ao Bombeiro, nomeadamente quanto à sua localização e data prevista para a sua instalação, requerimento que até hoje não obteve resposta por parte da Câmara Municipal.

Actualmente existem duas lápides – no Chiado e no Quartel da Av. D. Carlos I – em homenagem aos soldados da paz falecidos, mas Os Verdes reafirmam que a existência de um Monumento ao Bombeiro será mais uma justa e merecida homenagem que a cidade poderá fazer a todos os Bombeiros de Lisboa.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista Os Verdes, recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que:
1. Erija um Monumento ao Bombeiro, como forma de homenagem e de reconhecimento aos Bombeiros da cidade de Lisboa pela sua dedicação e empenho, num local emblemático, porventura no Chiado.
Mais delibera ainda:

2. Enviar a presente deliberação ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, aos Bombeiros Voluntários, à Liga dos Bombeiros Portugueses, à Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, ao Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais e ao Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa.

Assembleia Municipal de Lisboa, 16 de Maio de 2023
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20230516 Recomendação Monumento ao Bombeiro549 Kb