Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 069/03 (PEV) - Saudação Dia Internacional do Bombeiro
16-05-2023

Agendado: 73ª Reunião, 6 de Junho de 2023
Debatido e votado: 73ª Reunião, 6 de Junho de 2023
Resultado da votação: APROVADO por UNANIMIDADE

No passado dia 4 de Maio assinalou-se o Dia Internacional do Bombeiro. Esta data foi estabelecida em 1999 na sequência da trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.

Assinalar este dia é prestar homenagem a todos os bombeiros que no exercício da sua missão arriscam as suas vidas, para salvar a vida dos outros, dando todo o significado ao lema “Vida por Vida”.

Os bombeiros desenvolvem um trabalho exemplar em prol do país e das populações, arriscando a própria vida para salvarem pessoas e bens. Estes homens e mulheres assumem com coragem inúmeras tarefas humanitárias em prol dos cidadãos, desde o combate aos incêndios florestais e urbanos, o transporte de doentes, o socorro em acidentes, inundações e náufragos, emissão de pareceres técnicos em matérias de prevenção e segurança, e sensibilização em estabelecimentos de ensino, entre outras.

O papel altruísta e heroico dos bombeiros é reconhecido em todo o mundo, quer sejam bombeiros voluntários, profissionais em Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, sapadores, ou de entidades privadas.

No nosso país os bombeiros são a primeira linha de resposta no socorro e emergência e aqui importa também lembrar o seu importante papel no combate à pandemia de COVID-19, sendo o principal pilar do sistema de Protecção Civil.
Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1. Saudar o Dia Internacional do Bombeiro e em particular os que integram o Regimento de Sapadores de Bombeiros e as Corporações de Bombeiros Voluntários de Lisboa. 2. Expressar a sua homenagem a todos os bombeiros portugueses e de forma particular aos que perderam a vida no exercício da sua missão, fazendo votos para que sejam dados os passos necessários para a sua dignificação e valorização.3. Enviar a presente deliberação ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, aos Bombeiros Voluntários, à Liga dos Bombeiros Portugueses, à Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, ao Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais e ao Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa.

Assembleia Municipal de Lisboa, 16 de Maio de 2023
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20230516 Saudação Dia Internacional do Bombeiro173 Kb