Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 081/01 (PEV) – Saudação Dia Nacional do Bombeiro Profissional
30-08-2023

Agendado: 81ª Reunião, 12 de Setembro de 2023
Debatido e votado: 81ª Reunião, 12 de Setembro de 2023
Resultado da votação: APROVADA por UNANIMIDADE

No dia 11 de Setembro assinala-se o Dia Nacional do Bombeiro Profissional. Este dia tem como objectivo homenagear todos os bombeiros profissionais e respectivas corporações, destacar o trabalho e contribuição destes na protecção das populações e na prestação de cuidados e serviços de apoio, bem como homenagear todos os bombeiros falecidos no cumprimento das suas funções.

Este dia assinala-se a 11 de Setembro devido aos atentados terroristas às Torres Gémeas em Nova Iorque, em 2001. A primeira celebração do Dia Nacional do Bombeiro Profissional ocorreu em 2008 em Setúbal e, desde essa altura, neste dia, várias corporações de bombeiros de todo o país juntam-se numa parada que conta com mais de 300 profissionais, entre bombeiros municipais, sapadores, privativos, força especial de protecção civil e profissionais das associações humanitárias de bombeiros.

Assinalar este dia é prestar homenagem a todos os bombeiros que no exercício da sua missão arriscam as suas vidas, para salvar a vida dos outros, dando todo o significado ao lema “Vida por Vida”.

Os bombeiros desenvolvem um trabalho exemplar em prol do país e das populações, arriscando a própria vida para salvarem pessoas e bens. Estes homens e mulheres assumem com coragem inúmeras tarefas humanitárias em prol dos cidadãos, desde o combate aos incêndios florestais e urbanos, o transporte de doentes, o socorro em acidentes, inundações e náufragos, emissão de pareceres técnicos em matérias de prevenção e segurança, e sensibilização em estabelecimentos de ensino, entre outras.

O papel altruísta e heróico dos bombeiros é reconhecido em todo o mundo, quer sejam bombeiros voluntários, profissionais em Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, sapadores ou de entidades privadas.

Ao longo de todo o ano, mas particularmente na altura em que os fogos florestais assolam o nosso país, todos os corpos de bombeiros assumem extrema importância pela luta que travam em defesa das populações e dos seus bens, em defesa da floresta e da biodiversidade.
Considerando a importância que todos os corpos de bombeiros representam para o país, é necessário que em cada Orçamento do Estado esteja prevista a devida dotação orçamental para o seu financiamento, tendo em conta o actual agravamento da situação no que diz respeito ao aumento do preço dos combustíveis, das taxas de juro de empréstimos bancários para investimentos em instalações e viaturas e de todos os custos com materiais e equipamentos.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 – Saudar o Dia Nacional do Bombeiro Profissional e em particular o Regimento de Sapadores Bombeiros e as Corporações de Bombeiros Voluntários de Lisboa.
2 – Expressar a sua homenagem a todos os bombeiros portugueses e de forma particular aos que perderam a vida no exercício da sua missão, fazendo votos para que sejam dados os passos necessários para a dignificação e valorização desta actividade.
Mais delibera ainda:
- Enviar a presente deliberação ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, aos Bombeiros Voluntários, à Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, à Liga dos Bombeiros Portugueses, à Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, ao Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais e ao Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa.

Assembleia Municipal de Lisboa, 30 de Agosto de 2023
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20230830 Saudação Dia Nacional do Bombeiro Profissional194 Kb