Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Recomendação 081/06 (PEV) – Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros
12-09-2023

Agendado: 81ª Reunião, 12 de Setembro de 2023
Debatido e votado: 81ª Reunião, 12 de Setembro de 2023
Resultado da votação: APROVADA por UNANIMIDADE

O Museu do Bombeiro começou a ser pensado em 1930 quando o Corpo de Bombeiros Municipais de Lisboa passou a Batalhão de Sapadores Bombeiros. Foi formalmente inaugurado em 2003, mas apenas abriu ao público em 2007. Até essa data, o espólio estava disperso por vários quartéis.

O Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa estava instalado na Avenida Lusíada, junto ao Centro Comercial Colombo e tinha uma área de aproximadamente 7200 m2, reunindo as devidas condições para exposições permanentes e temporárias, auditório, espaço de animação infanto-juvenil e centro de documentação, entre outros espaços e o objectivo era dinamizar-se e procurar atrair cada vez mais visitantes.

Em 2015, o Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros, assim como o quartel de Carnide, na altura o mais moderno e caro quartel da cidade, foram demolidos devido à expansão do Hospital da Luz, sem que a autarquia tivesse acautelado outra alternativa.

Oito anos depois, o espólio continua dividido em vários espaços: no quartel de Marvila, no cais da Matinha, que não apresenta as mínimas condições, no Arquivo Municipal e algumas viaturas e equipamento de combate a incêndios estão no Museu dos Coches, no seguimento de uma exposição inaugurada em 2016, situação que seria temporária.

Entretanto, em 2018 a CML informou que o Museu seria construído nas instalações da Carris em Santo Amaro, adiantando que o edifício já existia, precisando de algumas intervenções de adaptação. Contudo, nunca se chegou a conhecer este projecto, nem se teria as condições adequadas ou até se a intenção era manter todo o acervo reunido.

A este propósito, relembramos que, em Outubro de 2018, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma recomendação do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes, em que um dos pontos propunha precisamente que a CML disponibilizasse um espaço digno e com as condições adequadas para instalar o Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros.

A colecção do Regimento de Sapadores Bombeiros é uma das mais completas e valiosas do mundo, que conta com centenas de carros de combate a incêndios, dos séculos XVIII a XX. Tem ainda milhares de fotografias, documentos, maquetes e equipamentos.

Importa, assim, que a CML assegure a instalação do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros num espaço digno e com as condições adequadas para a preservação de toda a colecção.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes, recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que:

1 - Assegure a instalação do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros num espaço digno e com as condições adequadas para a preservação da valiosa colecção, mantendo reunido o seu acervo e procurando dinamizar este equipamento, nas suas diversas valências.

2 - Envolva o Regimento de Sapadores Bombeiros nas várias fases desse processo.

3 – Apresente a calendarização dos trabalhos de inventariação, restauro e conservação da colecção do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros.

4 - Informe regularmente a Assembleia Municipal de Lisboa sobre o ponto de situação do processo de instalação do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros.

Mais delibera:

- remeter a presente recomendação à Câmara Municipal de Lisboa e a todos os seus vereadores e ao Regimento de Sapadores Bombeiros.

Assembleia Municipal de Lisboa, 12 de Setembro de 2023

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20230912 Recomendação Museu do RSB177 Kb