Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 082/03 (PEV) - Saudação Portugal campeão europeu de futsal em sub-19
11-09-2023

Agendada: 84ª Reunião, 3 de Outubro de 2023
Debatida e votada: 84ª Reunião, 3 de Outubro de 2023
Resultado da votação: APROVADO por UNANIMIDADE

No passado domingo, dia 10 de Setembro, Portugal sagrou-se campeão europeu de futsal em sub-19, ao derrotar a sua congénere espanhola por 6-2.

Na final, disputada em Porec, na Croácia, a equipa das ‘quinas’ começou por sofrer dois golos apontados por Pol Salas (aos 5 e 6 minutos), mas conseguiu empatar ainda antes do intervalo, com tentos de Lúcio Rocha (aos 10’) e Andriy (aos 20’). Na segunda parte, um autogolo de Pol Salas (27’) deu a primeira vantagem a Portugal, que foi ampliada por Tomás Colaço (36’), Lúcio Rocha (37’) e Pedro Santos (39’).

Na véspera, a seleção portuguesa de sub-19 de futsal vencera a Eslovénia por 3-2, apurando-se assim para esta final do Campeonato da Europa da categoria. A equipa lusa adiantou-se no marcador com um golo de Tomás Colaço (10’), tendo os eslovenos empatado por Lovro Skrinjar (11’). Na segunda parte, Portugal voltou a adiantar-se, beneficiando de um autogolo de Anze Zlindra (22’), mas a Eslovénia voltou a empatou por Luka Cop (28’), até que, já perto do fim, Lúcio Rocha marcaria o golo do triunfo (39’), apurando a equipa para a final.

Portugal, que tinha sido finalista vencido na última edição e que na fase de grupos já havia vencido os espanhóis, assegurou pela primeira vez o troféu frente à selecção que já havia conquistado as duas anteriores edições da competição.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Congratular-se com a brilhante vitória da selecção portuguesa no Campeonato Europeu de Futsal, em sub-19.

2 - Saudar toda a estrutura de futsal da Selecção Portuguesa de Futsal.

Mais delibera ainda:

3 - Enviar a presente saudação à Presidência da República, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, à Federação Portuguesa de Futebol e, por seu intermédio, a toda a estrutura de futsal, dirigentes, equipa técnica e jogadores e serviços de apoio, à CML e todos os seus vereadore.

Assembleia Municipal de Lisboa, 11 de Setembro de 2023

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20230911 Saudação Portugal campeão europeu de futsal em sub-19222 Kb