Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Manutenção das Quintas das Conchas e dos Lilases
11-10-2023

O Grupo Municipal dos Partido Ecologista Os Verdes, tendo recentemente sido alertado para a falta de manutenção em diversos equipamentos das Quintas das Conchas e dos Lilases, na Freguesia do Lumiar, voltou a visitar este parque verde.

Na Quinta das Conchas, o PEV pôde constatar a falta de manutenção dos passadiços, onde se encontram algumas tábuas partidas e outras levantadas (Anexo 2) e em estado grave de deterioração. Esta falta de manutenção faz-se acompanhar de um aviso por parte da Câmara Municipal de Lisboa (Anexo 1) onde se lê que se irá proceder à substituição total do passadiço, logo que concluído o processo de fornecimento. No entanto, este processo dura, pelo menos, há 1 ano e 6 meses, desde uma anterior visita do PEV àquele local e que motivou um requerimento ao executivo camarário sobre o mesmo assunto. A este requerimento, de Abril de 2022, a CML respondeu declarando que se previa a reabilitação daquele espaço até Outubro desse ano.

Já na Quinta dos Lilases, o notório abandono de alguns dos espaços verdes materializa-se no estado degradado de equipamentos de lazer, dos quais são exemplo a ausência de manutenção dos contíguos edificados, um deles com o tecto do alpendre caído (Anexo 3), evidenciando-se a potencial falta de segurança para os utentes, e o lago, que se encontra com limos e praticamente vazio, desprovido de qualquer tipo de cuidados de limpeza (Anexo 4).

Tendo em conta a dimensão e a riqueza destes dois espaços em termos de biodiversidade e constituindo um conjunto verde de excelência localizado no centro da Freguesia do Lumiar, as Quintas das Conchas e dos Lilases são altamente frequentadas e extremamente exigentes quanto à sua gestão e manutenção, sendo que a situação actual do espaço coloca em causa a segurança dos seus utilizadores e torna urgente a sua reabilitação.

Assim, ao abrigo da alínea g) do art.º 15º, conjugada com o n.º 2 do art.º 73.º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos serem facultadas as seguintes informações:

1 - Tem a CML conhecimento do estado dos passadiços e da falta de manutenção de algumas das zonas de lazer da Quinta das Conchas e do lago e anexos na Quinta dos Lilases?

2 - Que diligências prevê a CML tomar quanto à falta de segurança dos equipamentos e das áreas de lazer de ambas as Quintas das Conchas e dos Lilases?

3 - Qual a calendarização prevista para a substituição ou reparação dos equipamentos?
Assembleia Municipal de Lisboa, 11 de Outubro de 2023

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf Requerimento 36-2023 Manutenção das Quintas das Conchas e dos Lilases389 Kb