Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 087/04 (PEV) - Voto de Pesar "Pelo falecimento de Jorge Manuel Simões Cristina"
17-10-2023

Agendado: 87ª Reunião, 17 de Outubro de 2023
Debatido e Votado: 87ª Reunião, 17 de Outubro de 2023
Resultado da Votação: APROVADO por UNANIMIDADE

O Dr. Jorge Manuel Simões Cristina (1945-2023), nascido em Carcavelos, veio a falecer no Hospital Cuf Tejo, tendo ocorrido o funeral no passado dia 8 de Outubro de 2023.

Foi Subdirector-Geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), de Janeiro de 1983 a Julho de 1987, Director–Geral do INMG e Presidente do Instituto de Meteorologia (IM), de Agosto de 1991 a Setembro de 1996. A nível internacional foi, de 1994 a 1996, Vice-Presidente da Associação Regional VI (EUROPA) da Organização Meteorológica Mundial.

Jorge Cristina desempenhou um papel enérgico na valorização da Meteorologia e da Geofísica como áreas fundamentais do conhecimento.

Licenciado em Ciências Físico-Químicas, em Julho de 1970 integrou o Serviço Meteorológico Nacional em 1967. Fez os estágios para ‘Ajudante de Meteorologista’, ‘Previsor’ e ‘Meteorologista’, do Serviço Meteorológico Nacional. No Posto Central de Previsão do Tempo de Lisboa (PCPT) exerceu funções desde Novembro de 1967. No Centro de Previsão Matemática do Tempo (SMN), trabalhou em análise objectiva dos campos temperatura da água do mar, do vento à superfície sobre os oceanos, e modelos espectrais de previsão da agitação marítima.

Como Meteorologista, foi Coordenador do Departamento de Análise e Previsão do Tempo, em comissão de serviço tendo assegurado, em acumulação, o funcionamento da Divisão de Informática. Foi ainda responsável por projectos de Investigação e Desenvolvimento, entre outros, na remodelação da Estação de Satélites, que permitiu dotar o INMG de uma estação de recepção de informação de Satélites, Geoestacionários e de Órbita Polar.

Foi representante do SMN/INMG/IM em vários grupos de trabalho e comissões a nível nacional.

A nível internacional representou Portugal, em diversos Órgãos de Organismos Internacionais, designadamente na Comissão Técnica Consultiva e no Conselho do Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo, Conselho de Direcção da Organização Europeia para a Exploração de Satélites, Programa do Meteosat Operacional da Agência Espacial Europeia e Comissão dos Sistemas Básicos (CBS), da Organização Meteorológica Mundial.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Manifestar a sua consternação e profundo pesar, prestando as mais sentidas condolências à família enlutada.

2 - Guardar um minuto de silêncio em memória de Jorge Manuel Simões Cristina.
Mais delibera ainda:

- Enviar a presente deliberação ao IPMA e, por seu intermédio à família enlutada, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 17 de Outubro de 2023

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20231017 Voto de Pesar Pelo falecimento de Jorge Manuel Simões Cristina256 Kb