Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 090/07 (PEV) - Voto de Saudação Sporting Clube de Portugal hexacampeão nacional masculino em Judo
31-10-2023

Agendado: 90ª Reunião, 31 de Outubro de 2023
Debatido e Votado: 90ª Reunião, 31 de Outubro de 2023
Resultado da Votação: APROVADO por UNANIMIDADE

No passado dia 28 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial do Judo, data em que se assinalou a data do nascimento de Jigoro Kano, o grande iniciador do Judo, que deixou um legado enorme de princípios e sentimentos que norteiam formas de ser e de estar na vida, nomeadamente, dos praticantes e simpatizantes desta modalidade.

Nesta data está ainda de parabéns a Federação Portuguesa de Judo, fundada a 28 de Outubro de 1959, enquanto pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos e dotada de Utilidade Pública Desportiva, filiada na União Europeia de Judo e na Federação Internacional de Judo, contando com elevado prestígio nacional e internacional.

Neste contexto, no passado sábado, a equipa masculina de Judo do Sporting Clube de Portugal sagrou-se Hexacampeã Nacional, ao vencer o Campeonato Nacional, que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Odivelas, prova que venceram pela décima vez na história.

Com um conjunto composto por David Liparteliani e Tomás Fonseca (-66kg), Otto Kvantidze e Guilherme Moura (-73kg), João Fernando e Tiago Coutinho (-81kg), Kevin Suárez e Diogo Luís (-90kg) e Jorge Fonseca e Diogo Brites (+90kg), o Sporting CP começou por superar a Associação Académica de Coimbra por 3-1, de seguida a Fundação Salesianos por 3-0, tendo vencido na final o Sport Algés e Dafundo por 3-0 e que teve Jorge Fonseca, medalhado olímpico e bicampeão mundial (2019 e 2021), a efectuar o terceiro e último combate, garantindo assim o Hexacampeonato Nacional em equipas seniores. O título de campeão em femininos foi entregue ao Sport Algés e Dafundo.

O Sporting é ainda o actual bicampeão europeu de Judo em seniores masculinos .
Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Saudar a equipa masculina do Sporting Clube de Portugal que conquistou pela 6ª vez consecutiva o Campeonato Nacional de Judo.

2 – Estender o louvor, em particular, aos membros da equipa técnica, treinadores, atletas e serviços de apoio da Secção de Judo do Sporting, em reconhecimento do seu desempenho em prol da modalidade.

Mais delibera ainda:

3 - Remeter o presente voto à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, à Federação Portuguesa de Judo, ao Sporting Clube de Portugal e, por seu intermédio, à sua Secção de Judo, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 31 de Outubro de 2023

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20231031 Saudação Sporting Clube de Portugal hexacampeão nacional masculino em Judo260 Kb