Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 090/10 (PEV) - Voto de Pesar pelo falecimento do hoquista Vítor Domingos
31-10-2023

Agendado: 90ª Reunião, 31 de Outubro de 2023
Debatido e Votado: 90ª Reunião, 31 de Outubro de 2023
Resultado da Votação: APROVADO por UNANIMIDADE

Faleceu ontem com 83 anos o hoquista Vítor Domingos, Campeão do Mundo de Hóquei Patins, que ao longo de vários anos foi o guarda-redes que vestiu as cores de Portugal e brilhantemente defendeu a baliza da Selecção Nacional, tendo-a representado em 130 ocasiões e conquistado três Mundiais e cinco Campeonatos Europeus.

Natural de Sintra, integrou as equipas do Hockey Clube de Sintra e da CUF, depois de ter encontrado trabalho no Barreiro na antiga Companhia União Fabril. Os seus feitos valeram-lhe várias distinções, tendo sido atribuído o seu nome ao pavilhão do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, e recebido o galardão ‘Barreiro Reconhecido’.

Vítor Domingos, praticante lendário do Hóquei em Patins, tem o seu nome inscrito na história da modalidade, a nível nacional e internacional, tantos são os títulos que conquistou. O antigo guarda-redes da selecção nacional de hóquei em patins, foi cinco vezes campeão da Europa, em 1961, 1963, 1965, 1967 e 1973, três vezes campeão do Mundo, em 1960, 1962 e 1968. Venceu ainda várias edições dos Jogos Luso-Brasileiros. O Mundial de Madrid de 1960 (que teve lugar de 7 a 15 de Maio), o 8º arrecadado pela equipa das Quinas, teve um significado especial, uma vez que foi o primeiro torneio ganho em solo espanhol.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Manifestar a sua consternação e profundo pesar pelo falecimento do hoquista Vítor Domingos.

2 - Prestar as mais sentidas condolências, guardando um minuto de silêncio em sua memória.
Mais delibera ainda:

- Remeter o presente voto de pesar à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, à Federação de Patinagem de Portugal, ao Grupo Desportivo Fabril do Barreiro e, por seu intermédio, à família enlutada, à Câmara Municipal de Lisboa e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 31 de Outubro de 2023

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20231031 Voto de Pesar Pelo falecimento do hoquista Vítor Domingos408 Kb