Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Declaração de Voto relativa ao Voto 092/03 (PSD) - "Condenação Contra o Discurso de Ódio, o Radicalismo e a Ecosabotagem como Métodos de Acção e Intervenção Pública"
07-11-2023

O Partido Ecologista Os Verdes não acompanhou o Voto 092/03 (PSD) - Condenação Contra o Discurso de Ódio, o Radicalismo e a Ecosabotagem como Métodos de Acção e Intervenção Pública, porque não se revê nos moldes e no tipo de linguagem utilizada.

O PEV não se identifica com o tipo de acções que as organizações e movimentos em causa e os seus activistas têm levado a cabo, nas mais diversas situações. Estão em causa acções contraproducentes e que em nada ajudam a causa ecologista, sendo necessário alargar a intervenção pela emergência climática.

Os Verdes consideram que é possível e desejável a Assembleia Municipal demarcar-se dessas atitudes, através de outro tipo de linguagem e de documento, sem que, ao condenar algumas acções, acabe por aprofundar um discurso exagerado e de ódio. O PEV reforça que rejeita discursos com esse teor venham de onde vierem.

É de referir que tem havido iniciativas que revelam a disponibilidade das jovens gerações para a denúncia e a intervenção relativamente aos problemas ambientais com que hoje o mundo se confronta, sendo uma prova de que os jovens participam e estão envolvidos em causas justas e necessárias, estando conscientes do seu papel na transformação da sociedade. E é essencial não retirar a importância destas acções.

Por estas razões, o PEV votou contra o Voto 092/03, deixando claro que essa votação não significa que apoiamos as acções realizadas pelas organizações e movimentos em causa, mas sim que não nos revemos no documento apresentado.

Assembleia Municipal de Lisboa, 7 de Novembro de 2023

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20231107 Declaração voto relativa ao Voto 092_03 (PSD) - Condenação contra o discurso de ódio, o radicalismo e a ecosabotagem como métodos de acção e intervenção pública42 Kb