Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
*
*
Reunião Descentralizada da Assembleia Municipal de Lisboa no Museu Nacional dos Coches, Freguesia de Belém - Intervenção do Deputado Municipal do PEV Sobreda Antunes
23-11-2023

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes agradece aos serviços da Assembleia Municipal, ao Museu dos Coches e à Junta de Freguesia de Belém, pela disponibilidade para a realização desta reunião descentralizada, que permite uma maior proximidade com os munícipes.

Saudamos todos os que participaram e que partilharam connosco temas importantes e pertinentes, não só para o nosso desempenho enquanto eleitos, como de alerta para uma resposta mais diligente por parte do executivo camarário. Não sendo possível abordar aqui todas as intervenções, deixamos o compromisso de acompanhar estes assuntos, sendo que sobre alguns o PEV já tinha conhecimento e questionado a CML.

Foram várias as dificuldades descritas que afectam a qualidade de vida dos residentes e cuja resolução tarda. Destacamos entre as várias situações que hoje aqui ouvimos as que se reportam à deficiente higiene urbana, às condições habitacionais, o desempenho energético de edifícios, às acessibilidades e mobilidade, transportes e ciclovias, as envolventes escolares, aos espaços de lazer como parques infantis e actividades desportivas, ou às questões ambientais.

Assim, Os Verdes gostariam de reforçar que desde sempre têm pugnado, tanto no Município como no Parlamento, por novas interfaces de conexão de modos de transporte, incluindo o reforço das carreiras de bairro da Carris ou o prolongamento do Metropolitano para os bairros ocidentais da cidade, Alcântara, Ajuda e Belém.

Recordamos que em Março de 2018, já lá vão mais de 5 anos, o PEV visitou e reuniu com a Associação de Pais e Encarregados de Educação e a direcção da Escola Secundária do Restelo, que nessa altura muito necessitava de obras de requalificação urgentes, da construção de um pavilhão gimnodesportivo e do reforço das condições de segurança nos acessos dos alunos, tal como na Escola Básica do Bairro do Restelo.

Também a requalificação do espaço público na Freguesia de Belém tem merecido atenção da parte do PEV, particularmente quando às obras de reabilitação dos espaços exteriores, como nas ruas Bartolomeu Dias e da Junqueira.

Hoje, mais uma vez, ouvimos situações de falta de resposta ou de atrasos por parte da CML, particularmente na área da habitação, como demoras na apresentação dos projectos de renda acessível no Alto do Restelo ou de obras no Rio Seco.

Sobre o Parque Urbano do Alto do Duque, apenas reaberto em Março de 2022 após a tragédia ocorrida há 3 décadas no Aquaparque, estranhamos que a página da CML nada reporte sobre o uso dos vários edifícios que ainda se mantinham fechados após a requalificação.

Constatamos que muito continua por fazer para dar resposta aos problemas que hoje aqui ouvimos. Por isso mesmo, Os Verdes valorizam as denúncias dos cidadãos, por permitir aproximar o poder local dos munícipes e um maior acompanhamento e monitorização dos assuntos, contribuindo para ajudar a resolver os problemas expostos, não os deixando cair no esquecimento, e pressionando o executivo a agir atempadamente e em conformidade, mas sempre em diálogo com os residentes.

Mais uma vez, saudamos e agradecemos o acto de cidadania que constituiu a participação de todos os intervenientes, apelando-vos para que se mantenham alerta, nunca desistindo de uma luta justa pela qualidade de vida da comunidade e dos vossos núcleos familiares.

J. L. Sobreda Antunes
Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20231123 Intervenção Reunião descentralizada51 Kb