Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 098/04 (PEV) - Saudação Às comemorações da Associação dos Deficientes das Forças Armadas
27-11-2023

Agendado: 98ª Reunião, 5 de Dezembro de 2023
Debatido e Votado: 98ª Reunião, 5 de Dezembro de 2023
Resultado da Votação: APROVADO por UNANIMIDADE

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), fundada em 14 de Maio de 1974, deu início às celebrações oficiais do seu 50º aniversário. Para destacar estas comemorações, ao longo do corrente ano a ADFA tem estado a preparar um conjunto de iniciativas associativas e públicas para assinalar os momentos especiais destas solenidades.

A Associação assinalou já o 30º aniversário da inauguração da sua Sede Nacional (a 19 de Novembro de 1993) e o 49º aniversário de publicação ininterrupta do seu órgão de informação ELO (23 de Novembro de 1974), inseridos numa semana de eventos marcantes registados entre os passados dias 20 e 25 de Novembro.

Assim, teve lugar a inauguração de uma Exposição Fotográfica dedicada aos 30 anos de história da Sede Nacional, com imagens do Arquivo Fotográfico da ADFA/ELO e com páginas do jornal, com reportagens e notícias sobre os vários momentos de contacto com as entidades públicas que apoiaram a criação da Sede Nacional da ADFA, as fases de implantação e construção do edifício, as obras realizadas, a cerimónia do lançamento da primeira pedra e a inauguração da Sede Nacional, entre outros momentos de similar relevância, incluindo uma Mesa Redonda.

As comemorações nacionais dos 50 anos da ADFA incluem também a inauguração do local do ‘Repositório da Memória da ADFA’, na Sede Nacional (no Lumiar), e o Encontro Nacional Associativo a ser preparado no eixo Coimbra-Castelo Branco, no Centro do País.

A ADFA aguarda ainda, com expectativa, a possibilidade de, em articulação com a CML, poder ser realizada uma cerimónia de atribuição do nome de José Eduardo Gaspar Arruda a uma artéria de Lisboa, em homenagem pública ao Comendador e antigo Presidente da ADFA.

Existe também a intenção de articular com o Museu da Guerra Colonial (em Vila Nova de Famalicão) a criação de sinergias que permitam que nessa importante estrutura museológica possa ser evocada a história dos 30 anos da inauguração da Sede Nacional e dos 49 anos de publicação do ELO, no espaço que o Museu dedica à ADFA.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Saudar as comemorações em curso da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e, em particular, o seu 50º aniversário.

2 - Congratular a eventual atribuição do nome de José Eduardo Gaspar Arruda na toponímia da cidade de Lisboa.

Mais delibera ainda:

- Enviar a presente deliberação à Presidência da República, à Secretaria de Estado da Inclusão, à Secretaria de Estado da Defesa Nacional, ao Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), ao Museu da Guerra Colonial, à Associação 25 de Abril, à ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas e, por seu intermédio, à Redacção do ELO, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 5 de Dezembro de 2023

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20231205 Saudação Às comemorações da Associação dos Deficientes das Forças Armadas159 Kb