Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 101/01 (PEV) – Saudação 20º Aniversário da Biblioteca Orlando Ribeiro
09-01-2024

Agendado: 101ª Reunião, 9 de Janeiro de 2024
Debatido e Votado: 101ª Reunião, 9 de Janeiro de 2024
Resultado da Votação: APROVADO por UNANIMIDADE;

A Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro celebrou 20 anos no passado dia 18 de Dezembro. Para comemorar esta data, foi preparado um programa que integrava um conjunto diversificado de actividades destinadas ao público em geral, que se estendeu até 23 de Dezembro.

Inaugurada em 18 de Dezembro de 2003, foi projectada por Duarte Nuno Simões e construída pela EPUL. Desenvolve-se ao longo de três pisos, sendo o resultado da recuperação do antigo Solar da Nora, edifício senhorial agrícola do século XVIII, enquadrada pelo núcleo histórico de Telheiras, na zona da Quinta de São Vicente, e pelo Convento das Portas do Céu que, em tempos, esteve na origem da denominada ‘aldeia de Telheiras’.

Para além de um passadiço coberto que liga a construção senhorial e o edifício moderno, com bar e Auditório, integra um poço no hall e a maquinaria da nora no piso térreo e 1º piso da biblioteca, com elementos escultóricos em cantaria e vestígios de frescos, enquanto no pátio da biblioteca seria posteriormente incorporado um painel de azulejos intitulado ‘Festa', de autoria da ilustradora Maria Keil.

Originalmente, aquando da sua criação, o Município pretendia que o fundo documental desta biblioteca (BMOR) fosse especializado em Geografia, História, Antropologia ou Etnografia, viagens em geral, áreas da ciência dedicadas ao estudo dos aspectos físicos e humanos do planeta Terra, em memória do professor Orlando Ribeiro.

Para além de monografias e publicações periódicas, os utilizadores podem encontrar nesta Biblioteca o acervo da Fonoteca de Lisboa (anteriormente localizada no antigo Monumental, no Saldanha), que procura satisfazer as necessidades de informação na área da música. Nela são disponibilizados, para empréstimo ou, em alguns casos, apenas para consulta no local, livros, partituras, DVD e CD de todas as áreas musicais, da Clássica ao Pop, Rock, Jazz, Blues, Tradições Nacionais, Músicas do Mundo, Músicas Funcionais, Novas Linguagens Musicais, Música Infantil, entre outras. Este serviço público das BLX procura satisfazer as necessidades de informação na área da música em geral e da portuguesa em particular, desenvolvendo actividades e oficinas musicais para todos os públicos.

Possuindo uma programação variada, reforçada pela colaboração regular com uma rede de parceiros locais, que privilegia uma forte ligação à comunidade e aos interesses dos seus vários públicos, em particular estudantes, a BMOR promove ainda várias acções de animação cultural e pedagógica direccionadas para públicos-alvo específicos, possuindo espaços distintos para adultos e para o público infanto-juvenil. Os leitores podem ainda recorrer ou ao atendimento personalizado dos técnicos com formação na área da biblioteconomia ou explorar o catálogo disponível online.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Congratular o 20º Aniversário da Biblioteca Orlando Ribeiro.

2 - Saudar as iniciativas realizadas e o Programa dos festejos, num espaço privilegiado de saber, cultura e de lazer, mas sempre em prol da Promoção da Leitura.

3 - Prestar o devido reconhecimento pelo desempenho de todos os técnicos e restantes trabalhadores da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro.

Mais delibera ainda:

- Enviar a presente saudação à Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), à Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), à coordenação da Rede BLX, com divulgação pelos funcionários da BMOR, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 9 de Janeiro de 2024

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20240109 Saudação 20º Aniversário da Biblioteca Orlando Ribeiro143 Kb