Assembleia Municipal de Lisboa
Grupos Municipais
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV)
Voto 101/10 (PEV) - Saudação pelo 100º Aniversário do IPO
09-01-2024

Agendado: 101ª Reunião, 9 de Janeiro de 2024
Debatido e Votado: 101ª Reunião, 9 de Janeiro de 2024
Resultado da Votação: APROVADO por UNANIMIDADE

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil E.P.E. (IPO Lisboa) perfez no passado dia 29 de Dezembro 100 anos de actividade, cujas comemorações se prevê se estendam ainda ao longo de 2024.

Representando um centro oncológico multidisciplinar de referência para a prestação de serviços de saúde no domínio da oncologia, a instituição abrange as áreas de investigação, ensino, prevenção, diagnóstico, continuidade de tratamentos e reabilitação, assegurando a cada doente a prestação de cuidados adequados às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e uma eficiente utilização dos recursos disponíveis. A sua missão tem em consideração o Plano Oncológico Nacional e a Rede de Referenciação Hospitalar e, ainda, uma articulação com os Institutos de Oncologia de Coimbra e do Porto.

Para além destas valências, constitui-se como uma unidade de saúde com um século de experiência no tratamento, estudo e investigação do cancro. Sendo o principal hospital oncológico português, presta cuidados de saúde altamente especializados e diferenciados, revelando indicadores de qualidade idênticos aos dos melhores centros de referência internacionais, estando certificado como Centro de Referência Nacional no tratamento de vários tipos de cancro pelo Ministério da Saúde, bem como acreditado pela Organization of European Cancer Institutes.

O IPO Lisboa é um hospital público do Serviço Nacional de Saúde que, mesmo registando cerca de 180 novos casos de cancro pediátrico por ano, desfruta de um enorme capital de prestígio social, médico, técnico e científico, sendo muito acarinhado por doentes e familiares, que destacam e valorizam a prestação humanista dos cuidados de saúde, marca única desta instituição. Possui mais de 2.000 trabalhadores - dos quais cerca de 360 são médicos (incluindo internos), 620 enfermeiros e 260 técnicos de saúde -, dispondo de 270 camas e recebendo doentes das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores, Madeira e ainda dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

De acordo com dados da administração, até Novembro de 2023 terão sido realizadas cerca de 293.000 consultas externas, das quais 6.000 primeiras consultas. A estes números acrescem mais de 41 mil sessões de quimioterapia e mais de 71 mil tratamentos de radioterapia.

No entanto, para um melhor desempenho de todas estas valências, o IPO continua a necessitar da requalificação das suas instalações, desde a remodelação nos internamentos e no hospital de dia, à instalação de um conjunto de painéis fotovoltaicos que poderiam possibilitar uma poupança energética estimada em cerca de meio milhão de euros por ano, bem como produzir energia verde, ou à garantia de alguma privacidade, com espaços diferenciados que permitam separar escalões etários de doentes.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Congratular o 100º Aniversário do IPO.

2 - Saudar as iniciativas realizadas no âmbito das comemorações deste centenário.

3 - Prestar o devido reconhecimento pelo desempenho de todos os profissionais de saúde, técnicos e restantes trabalhadores do IPO.

Mais delibera ainda:

- Enviar a presente saudação ao Ministério da Saúde, ao IPO, à CML e todos os seus vereadores.

Assembleia Municipal de Lisboa, 9 de Janeiro de 2024

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira
J. L. Sobreda Antunes

Documentos
Documento em formato application/pdf 20240109 Saudação 100º Aniversário do IPO82 Kb